sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL

TURMAS DO JARDIM E PRÉ II –
 Oficina de SANDUÍCHE


A Educação Infantil a partir da contação da história do “Sanduíche da Maricota” do autor Avelino Guedes, desenvolveu um trabalho sobre alimentação saudável, culminando com a participação da família na escola na realização de uma Oficina de Sanduíche onde contou com a participação de algumas mães. Na oportunidade cada criança preparou o seu sanduíche.

Mãe CARLIZE MAAS (filhos ALEXANDRE E HELOISA)

Tia EVANIR PALMERO (sobrinha VITÓRIA)

Mãe FABIANE PEDROSO (filha JAQUELINE)
Mãe RÚBIA DAMIANI (filho GUSTAVO)


Oficina de Brincadeiras

A Turma da Pré Escola da professora Cláucia desenvolveu uma Oficina de Brincadeiras Recreativas na Quadra da Praça, com a mãe Adriane da Rocha Ritterbusch, as crianças participaram com muito entusiasmo.



 

– Oficina de CHOCOLATE

– Oficina de CHOCOLATE
TURMA 8ª SÉRIE –
Mãe NÁDIA BANDEIRA HUBER (filho VITOR)


Chocolate, ah o chocolate. Quem não gosta deste doce? Ele é o vilão de toda dieta. Mas você sabia que não é preciso tirá-lo totalmente de sua dieta? O chocolate quando consumido com moderação traz benefícios a saúde, por exemplo, o cacau inibe um mecanismo de nosso organismo responsável por estocar gordura em nosso corpo, os ácidos fenólicos.
                A 8ª série da Escola Nelci Tobias Oedmann participou da oficina do Chocolate com a Srª Nadia Cristina Bandeira Huber mãe do aluno Vitor Bandeira Huber. Acompanhe uma das receitas produzidas na oficina:

BOMBOM DE LEITE CONDENSADO BANHADO EM CHOCOLATE E FLOCOS DE ARROZ

Cozinhar 1 caixa de leite condensado em uma panela com um pouco de margarina sem sal (1/2 colher de chá), até desgrudar do fundo. Deve ficar bem firme.
Deixe esfriar em temperatura ambiente. Após modelar e banhar no chocolate derretido com os flocos de arroz.

Nádia com os doceiros da 8ª série

8ª série na Oficina de Chocolate

 

7ª SÉRIE – DINÂMICA: “OS 4 TEMPERAMENTOS

7ª SÉRIE – DINÂMICA: “OS 4 TEMPERAMENTOS
COLÉRICO, SANGUINEO, FLEUMÁTICO E MELANCÓLICO”
Pai JORGE ALBERTO MORASKI (filha SAISHA)

Os alunos da 7ª série na Semana da Família na Escola participaram de uma palestra ministrada pelo Sr. Jorge Alberto Moraski, pai da aluna Saisha Brenda Moraski, na tarde do dia 15 de agosto. O tema abordado na palestra foi “Você conhece o seu temperamento”.
                O Sr. Jorge pediu que os alunos respondessem um questionário e a partir das respostas cada um descobriu e estudou o seu tipo de temperamento (os psicólogos classificam em 4 tipos principais: colérico, sangüíneo, melancólico e fleumático), quais são seus pontos positivos e negativos. O objetivo desta palestra era de cada aluno conhecer-se melhor e também aos outros para que possa viver harmoniosamente com aqueles que estão ao seu redor. Faça o seu teste de temperamento on-line no site  www.educamais.com/testedetemperamento.

Jorge Moraski  explicando aos alunos da turma da 7ª série

7ª série  e Jorge Moraski

: “Segurança no Trânsito e Respeito entre as pessoas”

TURMA DA 6ª SÉRIE – PALESTRA:
 “Segurança no Trânsito e Respeito entre as pessoas”
A Oficina da Família na escola também teve a preocupação com a segurança no trânsito e para desenvolver o assunto “Educação para o Trânsito e Respeito entre as pessoas” na turma da 6ª série foi convidado o Sargento Marino Paulo Schimanoski. Muitas crianças e adultos não sabem usar a faixa de segurança, outras já perderam a vida, muitos sofreram atropelamentos ou ficaram com deformidades motoras em consequência da brutalidade do trânsito brasileiro. A quantidade de veículos nas cidades está crescendo demais e isso acarreta muitos problemas para o tráfego de veículos, bem como para os pedestres. Os pais são os primeiros responsáveis em ensinar as leis de trânsito para seus filhos dando-lhes noções de respeito às leis, respeito ao outro e agir com responsabilidade diante das diversas situações que podem ocorrer nas ruas, pois mais cedo ou mais tarde as crianças de hoje serão pedestres ou condutores de veículos, por isso faz-se necessário educar as crianças e jovens para o convívio com pessoas no trânsito.

Sargento Marino Paulo Schimanoski com a  turma da 6ª série

Oficina de CULINÁRIA: “Bolo de Mandioca”

“Bolo de Mandioca”
A mandioca, um alimento rico, saudável e muito nutritivo que por não conter glúten representa uma solução alimentar para os celíacos, portadores de intolerância aos derivados do trigo, foi tema da oficina realizada na turma da 5ª série. Esta raiz é a base para o preparo de muitos pratos de comidas e bebidas.
                A Srª Rozane Figur, mãe do aluno Renan Eduardo Brust Figur sugeriu para a realização da sua oficina de culinária o preparo e degustação do Bolo de Mandioca.

BOLO DE MANDIOCA

Ingredientes:
1 kg de mandioca crua e ralada
3 ovos
2 ½   xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de azeite
1 xícara de queijo ralado
2 colheres de fermento em pó

Modo de fazer:
·  Ralar a mandioca no ralo fino do ralador.
·  Colocar a mandioca ralada em um pano e lavá-la para tirar o excesso de maisena. Depois deixar escorrer o líquido. Reservar.
·  Na batedeira colocar os ovos, o açúcar, o azeite e o queijo ralado. Bater tudo, depois acrescentar a farinha e o fermento em pó. Bater novamente. Caso a massa ficar muito firme acrescentar um pouco de leite. Acrescentar à massa a mandioca ralada. Misture.
·  Pré aquecer o forno 10 minutos em 200°C. Untar uma forma retangular grande de abas altas e colocar a massa. Levar assar em temperatura alta (250 °C) por aproximadamente 15 minutos (observar se necessita baixar a temperatura).

Tempo de forno: aproximadamente 45 minutos

Calda: ½ xícara de leite e 5 colheres de sopa de açúcar. Levar ao fogo. Quando começar levantar fervura tirar do fogo e espalhar com uma colher sobre o bolo e polvilhar com coco ralado.

Os alunos da 5ª série fazem Bolo de Mandioca.
Mãe ROZANE FIGUR (filho RENAN)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Oficina de CULINÁRIA

5º ANO - Oficina de CULINÁRIA: Pão e montagem de sanduíche
A turma do 5º Ano através da coordenação da professora Angela Pilau de Oliveira organizou uma oficina de preparo do pão. A mãe que veio trabalhar no preparo do pão é Daniela Wollmer, ela mostrou aos alunos todos os passos necessários para a produção do pão desde o momento de misturar o sal, açúcar, a água e a farinha até o manuseio da máquina de sovar a massa, a maneira correta de enrolar a massa e por na forma para esperar o tempo de crescer, em seguida assar transformando- o num delicioso pão saudável. No outro dia, após a aula prática, a mãe expôs para todos os alunos como acontece o processo da formação do pão. A oficina do pão da turma do 5º ano proporcionou um trabalho interdisciplinar envolvendo os estudos na direção da literatura, a professora e os alunos contaram a história “O Sanduíche da Maricota” do autor Avelino Guedes fazendo intervenções com os outros alunos que assistiam a história e encaminharam atividades que seriam realizadas nas salas de aula de cada turma. Na hora do lanche, os pães foram usados para a confecção de deliciosos sanduíches com ingredientes naturais, onde cada aluno teve a oportunidade e a iniciativa de criar o sanduíche de sua preferência com os ingredientes que desejassem, pois muitos alunos nunca tinham feito o seu sanduíche e para uma criança é muito importante que as famílias desenvolvam hábitos de alimentação saudável.
5º ANO - Oficina de CULINÁRIA: Pão e montagem de sanduíche
Professora ANGELA – Mãe DANIELA VOLMER (filho GABRIEL)
 
História " O Sanduíche da Maricota"

Montagem do sanduíche no refeitório
Cada aluno preparou e moldou o seu pão
Preparo do pão

Oficina de RECREAÇÃO

TURMA DO 4º ANO – Oficina de RECREAÇÃO

A professora Gracieli Kocourek Huber da turma do 4º Ano convidou a professora Célia Colato para desenvolver a Oficina de Brincadeiras recreativas e lúdicas. Nesta oficina, os alunos puderam desenvolver atividades ligadas às brincadeiras de recreação e movimentos corporais ampliando o movimento do corpo através das habilidades motoras, a socialização e a organização de seu corpo no espaço fazendo com o momento de ensino aprendizagem se tornem prazerosas e gratificantes.

Célia organizando as brincadeiras na quadra.

4º ano, Célia e Gracieli.

SAÚDE BUCAL

TURMA DO 3º ANO - Oficina de “Saúde Bucal”

Os valores e o cuidado com a própria saúde são saberes e ensinamentos construídos desde pequenos, e formam a bagagem cultural que cada criança traz de casa, se junta a estes, os conhecimentos da escola que perpassam as disciplinas escolares formando um cidadão consciente. O cuidado com os dentes é um conhecimento adquirido em casa. Atendendo ao convite da professora Cilene Sangiogo da turma do 3º Ano, o odontólogo Sérgio Valandro falou com os educandos sobre a Higiene Bucal e o uso de flúor, mostrou que cada criança deve evitar o consumo de açúcar, diminuir a ingestão de doces, adquirirem o hábito da escovação diária dos dentes, o uso de fio dental e a correta higienização da boca.
TURMA DO 3º ANO - Oficina de PALESTRA: “Saúde Bucal”
Professora CILENE – Pai Odontólogo SERGIO VALANDRO (filho MARCO)

Sílvia, Maria, Cilene, Sérgio e 3º ano

OFICINAS DA FAMÍLIA NA ESCOLA

TURMA DO 2º ANO – Oficina “Saúde do Corpo”
A segunda oficina envolvendo a família diz respeito à saúde, onde a escola é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes. A turma do 2º Ano, a convite da professora Celina Dallabrida trouxe para o espaço escolar, a agente de saúde Liria Bandeira, da Linha 23 e todos os integrantes da ESF- Estratégia de Saúde da Família 3, onde o médico Marcos falou aos alunos sobre o tema A Saúde do Corpo.
TURMA DO 2º ANO – Oficina de PALESTRA: “Saúde do Corpo”
Professora CELINA – Mãe LÍRIA BANDEIRA (filho JIAN), DR. Marcos Breunig, Enfermeira Daniela Corassa e a Técnica em Enfermagem Leda Perussatto

Profª Celina, 2º ano,sílvia e equipe da saúde

ESCOLA NELCI TOBIAS PRIVILIGIOU A FAMÍLIA EM AGOSTO


OFICINAS DA FAMÍLIA NA ESCOLA
A Escola Nelci Tobias Oedmann dedicou o mês de agosto à família com atividades como palestras, seminários e a Oficina da Família na Escola tendo o foco nas relações familiares e a participação destes de forma mais direta nas atividades escolares.
A organização das oficinas contou com a colaboração da diretora Silvia Regina Cavalheiro Zangirolami, a coordenação dos Anos Iniciais Maria Ilone Cabral Chagas, a coordenadora das Séries Finais Nadia Cristina Cigana e a coordenadora da Educação Infantil Roseméri Salete Cigana.
A família, a primeira e mais importante instituição da sociedade humana, prepara o ser humano para viver em sociedade, constituir família e dar continuidade aos laços de parentesco desenvolvendo nas pessoas o aspecto emocional e pessoal.  Além do amor que os pais podem proporcionar aos filhos, ensinar a organização do tempo e do espaço, as regras e os limites para o bom convívio social, também a participação da família é muito importante para que a aprendizagem dos alunos se estabeleça, sendo assim diversas programações envolveram os familiares dos alunos.

TURMA DO 1º ANO – Oficina de MÚSICA
A Oficina da Família teve início com a turma do 1º Ano, onde através do convite da professora Daniela Albrecht ao Milton Cabral que proporcionou momentos de alegria e concentração através do toque de seu violão dando destaque para a música nativista, ela expressa o sentimento da alma, propicia nas pessoas diversos sentimentos e sensações: de alegria, tristeza, amor, saudade, sabedoria, conhecimento, expressa a sociabilidade e contribui para a formação integral do ser humano. Existe pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia de USP provando que crianças hiperativas conseguem atingir um grau de concentração muito maior se estiverem ouvindo música.

Milton Cabral canta música nativa para os alunos


Milton, profª Daniele e os alunos do 1º ano


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ESCOLAS

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves