quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Oficina de CULINÁRIA

5º ANO - Oficina de CULINÁRIA: Pão e montagem de sanduíche
A turma do 5º Ano através da coordenação da professora Angela Pilau de Oliveira organizou uma oficina de preparo do pão. A mãe que veio trabalhar no preparo do pão é Daniela Wollmer, ela mostrou aos alunos todos os passos necessários para a produção do pão desde o momento de misturar o sal, açúcar, a água e a farinha até o manuseio da máquina de sovar a massa, a maneira correta de enrolar a massa e por na forma para esperar o tempo de crescer, em seguida assar transformando- o num delicioso pão saudável. No outro dia, após a aula prática, a mãe expôs para todos os alunos como acontece o processo da formação do pão. A oficina do pão da turma do 5º ano proporcionou um trabalho interdisciplinar envolvendo os estudos na direção da literatura, a professora e os alunos contaram a história “O Sanduíche da Maricota” do autor Avelino Guedes fazendo intervenções com os outros alunos que assistiam a história e encaminharam atividades que seriam realizadas nas salas de aula de cada turma. Na hora do lanche, os pães foram usados para a confecção de deliciosos sanduíches com ingredientes naturais, onde cada aluno teve a oportunidade e a iniciativa de criar o sanduíche de sua preferência com os ingredientes que desejassem, pois muitos alunos nunca tinham feito o seu sanduíche e para uma criança é muito importante que as famílias desenvolvam hábitos de alimentação saudável.
5º ANO - Oficina de CULINÁRIA: Pão e montagem de sanduíche
Professora ANGELA – Mãe DANIELA VOLMER (filho GABRIEL)
 
História " O Sanduíche da Maricota"

Montagem do sanduíche no refeitório
Cada aluno preparou e moldou o seu pão
Preparo do pão

Oficina de RECREAÇÃO

TURMA DO 4º ANO – Oficina de RECREAÇÃO

A professora Gracieli Kocourek Huber da turma do 4º Ano convidou a professora Célia Colato para desenvolver a Oficina de Brincadeiras recreativas e lúdicas. Nesta oficina, os alunos puderam desenvolver atividades ligadas às brincadeiras de recreação e movimentos corporais ampliando o movimento do corpo através das habilidades motoras, a socialização e a organização de seu corpo no espaço fazendo com o momento de ensino aprendizagem se tornem prazerosas e gratificantes.

Célia organizando as brincadeiras na quadra.

4º ano, Célia e Gracieli.

SAÚDE BUCAL

TURMA DO 3º ANO - Oficina de “Saúde Bucal”

Os valores e o cuidado com a própria saúde são saberes e ensinamentos construídos desde pequenos, e formam a bagagem cultural que cada criança traz de casa, se junta a estes, os conhecimentos da escola que perpassam as disciplinas escolares formando um cidadão consciente. O cuidado com os dentes é um conhecimento adquirido em casa. Atendendo ao convite da professora Cilene Sangiogo da turma do 3º Ano, o odontólogo Sérgio Valandro falou com os educandos sobre a Higiene Bucal e o uso de flúor, mostrou que cada criança deve evitar o consumo de açúcar, diminuir a ingestão de doces, adquirirem o hábito da escovação diária dos dentes, o uso de fio dental e a correta higienização da boca.
TURMA DO 3º ANO - Oficina de PALESTRA: “Saúde Bucal”
Professora CILENE – Pai Odontólogo SERGIO VALANDRO (filho MARCO)

Sílvia, Maria, Cilene, Sérgio e 3º ano

OFICINAS DA FAMÍLIA NA ESCOLA

TURMA DO 2º ANO – Oficina “Saúde do Corpo”
A segunda oficina envolvendo a família diz respeito à saúde, onde a escola é um importante espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes. A turma do 2º Ano, a convite da professora Celina Dallabrida trouxe para o espaço escolar, a agente de saúde Liria Bandeira, da Linha 23 e todos os integrantes da ESF- Estratégia de Saúde da Família 3, onde o médico Marcos falou aos alunos sobre o tema A Saúde do Corpo.
TURMA DO 2º ANO – Oficina de PALESTRA: “Saúde do Corpo”
Professora CELINA – Mãe LÍRIA BANDEIRA (filho JIAN), DR. Marcos Breunig, Enfermeira Daniela Corassa e a Técnica em Enfermagem Leda Perussatto

Profª Celina, 2º ano,sílvia e equipe da saúde

ESCOLA NELCI TOBIAS PRIVILIGIOU A FAMÍLIA EM AGOSTO


OFICINAS DA FAMÍLIA NA ESCOLA
A Escola Nelci Tobias Oedmann dedicou o mês de agosto à família com atividades como palestras, seminários e a Oficina da Família na Escola tendo o foco nas relações familiares e a participação destes de forma mais direta nas atividades escolares.
A organização das oficinas contou com a colaboração da diretora Silvia Regina Cavalheiro Zangirolami, a coordenação dos Anos Iniciais Maria Ilone Cabral Chagas, a coordenadora das Séries Finais Nadia Cristina Cigana e a coordenadora da Educação Infantil Roseméri Salete Cigana.
A família, a primeira e mais importante instituição da sociedade humana, prepara o ser humano para viver em sociedade, constituir família e dar continuidade aos laços de parentesco desenvolvendo nas pessoas o aspecto emocional e pessoal.  Além do amor que os pais podem proporcionar aos filhos, ensinar a organização do tempo e do espaço, as regras e os limites para o bom convívio social, também a participação da família é muito importante para que a aprendizagem dos alunos se estabeleça, sendo assim diversas programações envolveram os familiares dos alunos.

TURMA DO 1º ANO – Oficina de MÚSICA
A Oficina da Família teve início com a turma do 1º Ano, onde através do convite da professora Daniela Albrecht ao Milton Cabral que proporcionou momentos de alegria e concentração através do toque de seu violão dando destaque para a música nativista, ela expressa o sentimento da alma, propicia nas pessoas diversos sentimentos e sensações: de alegria, tristeza, amor, saudade, sabedoria, conhecimento, expressa a sociabilidade e contribui para a formação integral do ser humano. Existe pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia de USP provando que crianças hiperativas conseguem atingir um grau de concentração muito maior se estiverem ouvindo música.

Milton Cabral canta música nativa para os alunos


Milton, profª Daniele e os alunos do 1º ano


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ESCOLAS

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves